Alto Tâmega e Barroso

1º Dia – Lisboa / Arco de Baúlhe / Boticas

Partida de Lisboa com paragens em percurso por Coimbra, Sandim, Vale do Sousa, proximidades de Fafe até Arco de Baúlhe. Almoço. Partida para Cabeceiras de Basto. Visita ao imponente Mosteiro de São Miguel de Refojos e a Casa do Tempo de elevada riqueza patrimonial e matriz rural que caracteriza o concelho. Continuação por Salto para Boticas. Jantar e alojamento.

 

2º Dia – Boticas / Vilarinho Seco / Boticas

Pequeno-almoço. Participação em peddy-paper de Boticas, com degustação do matabicho do Barroso que termina com visita no CEDIEC - Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja. Partida para Carvalhelhos. Visita interpretativa ao Castro e continuação por Alturas do Barroso até Vilarinho Seco. Almoço. Continuação para Covas do Barroso. Visita à aldeia. Continuação para o Boticas Parque, para visita à natureza e biodiversidade local, desde ervas aromáticas, animais domésticos, viveiro de trutas e borboletário em instalação. Regresso a Boticas. Jantar em restaurante local. Alojamento.

           

3º Dia – Boticas / Pitões das Júnias / Boticas

Pequeno-almoço. Partida por Lavradas até Negrões com visita à aldeia. Continuação pela Barragem do Alto Rabagão até Travassos para visita à Torre do Boi do Povo, seguida da visita a Paredes do Rio, pelo circuito da arquitectura popular. Continuação para Pitões das Júnias. Almoço. De tarde, partida Montalegre. Visita ao centro histórico com destaque para o seu castelo vigilante e ao Ecomuseu do Barroso. Visita ainda ao monumento de homenagem às Chegas de Bois. Regresso a Boticas. Jantar em restaurante local. Alojamento.

 

4º Dia – Boticas / Vila Pouca de Aguiar / Boticas

Pequeno-almoço. Partida por miradouro de Seirrãos com panorâmica sobre Boticas, continuando por Santo Aleixo com visita à curiosa Ponte de Pênsil incluída nos percursos Camilianos e suportada por cabos sobre o rio Tâmega, para trânsito pedonal entre as duas margens e em Ribeira de Pena, visita à Igreja Matriz e ao Museu da Escola. Segue-se Vila Pouca de Aguiar para visitar a Vila Pouca dos Pequeninos. Almoço. Partida pela serra da Padrela, com paisagem preenchida por coníferas pseudotsugas e de seguida por castanheiros para Carrazeda de Montenegro Visita à Igreja Matriz. Continuação para Valpaços com breve paragem e continuação para Boticas. Jantar regional em restaurante em Carreira da Lebre com degustação de “Vinho dos Mortos”. Regresso a Boticas. Alojamento.

 

5º Dia – Boticas / Chaves / Lisboa

Pequeno-almoço. Partida para Chaves. Passeio pedonal pelo centro histórico desta cidade com profundo passado histórico romano. Visita ao Museu Aquae Flaviae. Tempo livre para compra de produtos regionais. Almoço. De tarde, partida com paragens em percurso pelas proximidades de Vila Real, Lamego, Viseu, Coimbra e regresso a Lisboa.

 

Nota: É aconselhável a utilização de vestuário e calçado prático, assim como chapéu.

Junho: 18

Julho: 16

Agosto: 20

Setembro: 17

Outubro: 15

- Transporte em autocarro de turismo;

- Guia acompanhante;

- Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis previstos ou similares;

- 5 Almoços com água e vinho (dias 1, 2, 3 4 e 5);

- 4 Jantares com água e vinho (dias 1, 2, 3 e 4);

- Visitas conforme programa, acompanhadas por guia regional;

- Acompanhamento por guia regional;

- Seguro de viagem;

 

BOTICAS                    Boticas Hotel Art & Spa ****

Em duplo                              585 €

Em individual                        700 €

Pedido de informações sobre: Alto Tâmega e Barroso