Caminhos do Contrabando

 

1º dia: Lisboa / Arco do Baúlhe / Chaves
Partida de Lisboa com paragens em percurso por Coimbra, Sandim, e chegada a Arco do Baúlhe. Almoço. De tarde partida para Cabeceiras de Basto. Visita ao imponente Mosteiro de São Miguel de Refojos. Continuação por Salto até Boticas para visita ao centro histórico e ao novo Centro de Artes Nadir Afonso. Chegada a Chaves. Jantar e alojamento.

2º dia: Chaves / Vilarelho da Raia / Chaves
Pequeno-almoço. Partida para Vilarelho da Raia. Visita ao Museu Etnográfico local seguida de “matabicho”. Ao longo da história, a fronteira criou formas de vida únicas. Entre Portugal e Espanha é conhecida como a Raia, onde foi criado um género cultural próprio, associado ao contrabando. Vamos dar a conhecer as vivências e as histórias dos “povos promíscuos”, do “couto misto” ao “caminho previligiado”, contadas por alguns ex-intervenientes. Encontro com os “contrabandistas” que nos encaminham para o local combinado e secreto onde se encontram os burros a nossa espera. Tratamento e aparelhamento dos burros, seguido do carregamento das mercadorias a transportar. Início da jornada do contrabando, pelos caminhos antes usados. Regresso à aldeia para interpretação da paisagem e da envolvência. Almoço - merenda do contrabando. Saída para Cambedo da Raia, antigo povo promiscuo. Visita interpretativa com alusão às vivências destas gentes ora portuguesas, ora espanholas. Ritual das bandeiras. Continuação para S. Cibrao (Espanha) para visita ao Marco dos 3 Reinos. Continuação para Oimbra, parando numa adega da região sob a luz da queima dos “fachucos”, prova de vinhos. Regresso a Chaves. Jantar animado com a “Queimada das Bruxas”. Alojamento.

3º dia: Chaves / Pitões das Júnias / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida para Vilar de Perdizes, outrora grande centro do contrabando raiano da região. Breve paragem e visita: Segue-se Montalegre, continuando pela Serra do Larouco entrando em Espanha, para Santiago de Rubiás, antiga capital do “Couto Misto”. Paragem para visita à Igreja percorrer simbolicamente um pequeno trecho a pé do “Caminho Privilegiado” até Rubiás. Continuação por Tourém até Pitões das Júnias. Almoço. Continuação por Fafe, Coimbra e regresso a Lisboa.

 Fim dos nossos serviços

 

2018

Abril: 27
Junho: 22
Outubro: 05

 

Serviços Incluídos:
- Transporte em autocarro de turismo;
 Guia acompanhante;
- Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis previstos ou similares;
- 3 Almoços com água e vinho (dias 1, 2 e 3);
- 2 Jantares com água e vinho (dias 1 e 2);
- Visitas conforme itinerário, acompanhadas por guia regional;
- Seguro de viagem;

Os preços não incluem:
- Tudo o que não esteja incluído no programa

 

Hotel Previstos (ou similares):

CHAVES                     Forte de S. Francisco ****

 

Preços por pessoa em Euros:
Em duplo                              420 €
Em individual                        465 €

Pedido de informações sobre: Caminhos do Contrabando