Herança Judaica

 

1º dia: Lisboa / Castelo Branco / Guarda
Partida de Lisboa por Vendas Novas e Estremoz para Castelo de Vide. Visita à Judiaria que se desenvolve desde a Porta da Vila no Castelo até à Fonte da Vila. Visita à Sinagoga Museu. Continuação para Castelo Branco. Almoço. Visita à Judiaria com 291 portados biselados dos quais 6 em arco quebrado, 112 janelas biseladas, 63 cruciformes associados à presença de cristãos novos, entre outros. Passagem também pela Estátua de Amado Lusitano, pelo Jardim das Plantas Medicinais e Jardim do Paço. Continuação para Belmonte, localidade que ainda hoje tem uma importante comunidade judaica. Passeio pelo centro histórico, com visitas à Judiaria, ao Museu Judaico. Continuação para a Guarda. Jantar e alojamento.

2º dia: Guarda / Trancoso / Gouveia
Pequeno-almoço. Visita à Judiaria junto à Porta d’El Rei, que estendia até ao adro da Igreja de S. Vicente, uma das igrejas utilizadas nas audições pela Inquisição. Partida para Trancoso, local onde no século XV viviam cerca de 700 judeus. Visita ao centro histórico, em especial as ruas da Alegria, Cavaleiros e Estrela, marcadas por uma forte presença de marcas religiosas judaicas e cristãs-novas. Almoço. Visita ao Centro de Interpretação da Cultura Judaica "Isaac Cardoso" que inclui a Sinagoga Bet Mayim Hayim, a mais recente construída em Portugal, inaugurada em 2012. Passagem pela Casa do Gato Preto ou Leão de Judá, imóvel de raiz medieval com elementos esculpidos na fachada principal como as portas de Jerusalém, uma pomba, entre outras. Passagem também pelo Poço do Mestre. Continuação para Gouveia. Jantar e alojamento.

 3º dia: Gouveia / Nelas / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida para Santa Marinha. Contacto com a arquitectura judaica num meio rural/industrial e associado à assimetria da construção. Saliência para a casa quinhentista em cujo interior podemos encontrar um Heichal onde se colocavam a Torah e as velas. Interpretação do Pelourinho medieval onde pode ver-se a Estrela de Salomão, que foi a primeira identificação das comunidades judaicas e símbolo da justiça. Continuação para Vila Verde – visita ao Museu dos Curtumes de tradição Judaica e Cabanas de Viriato para visita ao Solar em reconstrução do Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes. Partida para Nelas. Almoço. De tarde continuação por Penacova, Coimbra e regresso a Lisboa.

 Fim dos nossos serviços

 

2018

Junho: 15
Julho: 27
Agosto: 24

 

Serviços Incluídos:
- Transporte em autocarro de turismo;
- Guia acompanhante;
- Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis previstos ou similares;
- 3 Almoços com água e vinho (dias 1, 2 e 3);
- 2 Jantares com água e vinho (dias 1 e 2);
- Visitas conforme itinerário acompanhado por guia regional;
- Seguro de viagem;

 Os preços não incluem:
- Tudo o que não esteja incluído no programa

 

Hotel Previsto (ou similar):

GUARDA                    Vanguarda ***
GOUVEIA                    Eurosol Gouveia ***

 

Preços por pessoa em Euros:
Em duplo                              355 €
Em individual                        389 €

 

Pedido de informações sobre: Herança Judaica