Herança e Explendor do Al Andaluz

1º Dia – Lisboa / Córdoba
Partida de Lisboa às 8h00 em direçãoa Córdoba. Paragens técnicas em áreas de serviço. Almoço em percurso. Chegada ao final da tarde ao antigo Califado criado pelos Califas de Bagdad no sul da Península Ibérica. Jantar e alojamento.

2º Dia – Córdoba
Pequeno-almoço. Saída para visita guiada de Córdoba. Entrada na imponente Mesquita, o primeiro monumento islâmico de todo o Ocidente e um dos mais admiráveis do mundo. Destaca-se o mihrab, de 965, o Cruzeiro da Catedral,
iniciado em 1523 e o Tesouro da Catedral com a grandiosa Custódia de Enrique Arfe. Continuação para a Medina Del Azahara antiga cidade árabe, mandada construir no ano de 936 por Abd al-Rahman III para a sua favorita  Azahara. Era uma cidade faustosa, construída para projectar a grandiosidade do recém-criado Califado Independente de Córdoba. Almoço. De tarde visita aos Banhos Árabes, passagem pela Judiaria (Campo Santo) e Sinagoga. Todo o centro histórico desta fantástica cidade foi classificado Património da Humanidade pela UNESCO. Jantar e alojamento.

3º Dia - Cordoba / Úbeda / Baeza / Jaen
Pequeno-almoço. Saída para Úbeda, cidade considerada como a capital do renascimento espanhol. A Rota do Renascimento Espanhol, integra um conjunto de edifícios militares, civis e religiosos localizados em pequenas cidades, que devidamente recuperados e valorizados emprestam a esta região motivos adicionais para uma visita. Visita da monumental cidade, que consegue reunir a severidade de Castela com a luminosidade da Andaluzia. A Praça Vasquez de Molina é o centro da zona monumental rodeada de belos edifícios, casas nobres, a Igreja de El Salvador do Séc. XVI, a Colegiada de Santa Maria dos Reais Alcazares. Muitos outros edifícios são de grande interesse histórico como o antigo Hospital de Santiago, as Casas Consistoriais (séc. XVI-XVII). Almoço. Continuamos para Baeza que também apresenta um excelente legado renascentista, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Visita ao centro histórico onde destacamos a Praça do Pópulo (ou dos Leões) com um conjunto de edifícios notáveis, a Praça e Fonte de Santa Maria do Séc. XVII, a Catedral e a Universidade fundada no Séc. XVI. Continuação para Jaen. Jantar e alojamento.

4º Dia – Jaen / Granada
Pequeno-almoço. De manhã visita da cidade de Jaen, cujos destaques são a imponente Catedral do Séc. XVI, o Castelo que Fernando III conquistou aos Mouros e as suas ruas típicas que não negam que estamos na Andaluzia. Continuação para Granada. Almoço. À chegada visita de uma jóia granadina, a Igreja da Cartuxa, datada do Séc. XVII, exemplar magnifico de um barroco exuberante, em especial a sacristia com excelente trabalho de estuque. Jantar e alojamento.

5º Dia – Granada
Pequeno-almoço. Dia dedicado à visita desta cidade monumental, que espelha o esplendor do “Al Andalus” (designação dada à Península Ibérica pelos muçulmanos que no Séc. VIII a ocuparam) atingido sobretudo nos Séc. XIII-XIV-XV. Granada foi para os Reis Católicos um dos seus projectos de vida, que acabam por a conquistar em 1492, pondo fim a 781 anos de dominação muçulmana na Península Ibérica. Visita ao imponente “castelo vermelho” o Alhambra, uma das mais notáveis construções alguma vez realizada pelo homem. Os Palácios Nazaris do Séc. XIV, os Jardins do Generalife do Séc. XIV, a Alcazaba do Séc. IX e o Palácio de Carlos V (local digno de um Imperador) formam um conjunto esplendoroso. Almoço. De tarde visita da Capela Real datada do Séc. XVI, posteriormente acoplada à Catedral ali mandada erigir pelos Reis Católicos para sua sepultura. Esta tinha sido a cidade que tanta glória lhes tinha dado. A riqueza de ornamentação é uma das suas características e os sepulcros são belíssimas obras de arte. Resto da tarde livre. Jantar. Alojamento.

6º Dia – Granada / Sevilha – Libretos e Personagens
Pequeno-almoço. Saída para Sevilha. Almoço. De tarde visita a alguns locais emblemáticos de Sevilha, mencionados nos libretos de várias óperas como Carmen – Don Giovanni – Bodas de Fígaro. São paisagem destas obras
magníficas: o embarcadouro das Cigarreiras (Torre Del Oro), a Fábrica de Tabacos, a antiga prisão, o Beco da Água, a Calle de la Judiaria, a Calle Candilejos, a Praça de Touros “La Real Maestranza”, o Monumento a Carmen, a Casa de Don Juan Tenorio, a estátua a Don Juan, o Pateo Banderas, os Reales Alcazares, o Bairro de Santa Cruz ou a Varanda da Rosalina. Esta é outra forma de conhecer a capital da Andaluzia, sempre tão genuína e colorida. Jantar. À noite, transporte ao tablao para assistirmos a um sempre empolgante espectáculo de Flamenco. Regresso ao Hotel. Alojamento.

7º Dia – Sevilha / Lisboa
Pequeno-almoço. Manhã livre para atividades a gosto pessoal: fazer compras, visitar algumas igrejas únicas na cidade (Catedral, Macarena, etc.), passear de barco no Rio Guadalquivir, etc. Almoço livre. Pelas 14h30, viagem de regresso a Lisboa. Chegada ao princípio da noite.
Fim dos nossos serviços.

2018:
Outubro: 16

• Transporte em autocarro de turismo
• Alojamento nos hotéis mencionados ou similares
• Pensão completa desde o almoço do 1.º dia ao pequeno-almoço do último dia.
• Delegado acompanhante Lusanova durante toda a viagem
• Guias locais em português ou espanhol
• Visita à Mesquita e Banhos Árabes em Córdoba;
• Visita à Medina del Azahara;
• Visita à Igreja da Cartuxa, ao Alhambra e à Capela Real;
• Espectáculo de Flamenco em Sevilha com uma bebida incluída
• Seguro de viagem
• Taxas de serviço e iva

Serviços não incluídos
• Bebidas às refeições;
• Gratificaçoes;
• Tudo o que não esteja incluído no programa.

Hotéis Previstos 4*/ 3* (ou similares)

Cidade       Hotel
Cordoba      Hotel Macia Alfaros Córdoba ****
Jaen           Hotel Europa ***
Granada      Hotel Carmen ****
Sevilha       Hotel Catalonia Giralda ****

Preços por pessoa (mínimo 25 participantes):

Em quarto duplo 970 €
Supl. quarto individual 186 €

Pedido de informações sobre: Herança e Explendor do Al Andaluz