Rota dos Escritores

1º Dia – Lisboa / Matosinhos / Póvoa do Varzim
Partida de Lisboa às 8h00 em direção a Matosinhos com paragens técnicas em percurso. Almoço. De tarde visita à Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, magnífica igreja barroca, local de peregrinação e romaria. Continuação para Leça do Balio e visita ao Mosteiro, notável edifício em estilo românico do Séc. X, reconhecido como a primeira casa dos frades Hospitalários Cavaleiros da Ordem de Malta. Partida para Póvoa do Varzim, junto à costa atlântica. Passagem pela praça onde se encontra a casa natal do grande escritor Eça de Queiroz. Jantar e alojamento.

2º Dia – Póvoa do Varzim / Vila do Conde / São Miguel de Seide / Póvoa do Varzim
Pequeno-almoço. Saída em direção a Caxinas e Vila do Conde. Visita à Casa José Régio, que aqui nasceu em 1901. Poeta, dramaturgo, romancista, professor, coleccionador de arte, tendo reunido um importante acerva que inclui pintura, arte sacra e arte popular religiosa. À beira do Rio Ave visita ao Núcleo Museológico constituído pela Alfândega Régia, Nau Quinhentista e Casa do Barco, que recordam a construção naval em Vila do Conde, os produtos desalfandegados, a navegação portuguesa. Almoço. De tarde, saída para São Miguel de Seide, local onde se encontra a casa de outro grande escritor português, Camilo Castelo Branco. Visita à Casa-Museu de Camilo que recorda a sua vida atribulada, as suas recordações, a sua obra. Regresso ao Hotel. Jantar e alojamento.

3º Dia – Póvoa do Varzim / Vale do Sousa / Vila / Meã / Amarante
Pequeno-almoço. Saída em direção ao Vale do Sousa, cujo ex-libris é a conhecida Rota do Românico, que integra entre muitos, 2 interessantes monumentos que visitaremos. Visita ao Mosteiro de São Pedro de Ferreira, um dos mais singulares monumentos do românico português, onde se conjugam em harmonia fachadas e motivos ornamentais. Junto à fachada principal conserva- se a ruína de uma galilé de função funerária, excelente testemunho deste tipo de construção. Saída e visita ao Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, ligado à família dos Ribadouro, da qual provém Egas Moniz, famoso tutor do rei D. Afonso Henriques. A arca tumular de Egas Moniz, constitui uma das mais belas peças da escultura românica nacional. Almoço de ementa regional em Penafiel. Continuação para Vila Meã, onde se recorda o poeta António Nobre. Integrada na actual Quinta Pedagógica do Seixo, a Casa do Seixo, acolheu o poeta durante longas jornadas. Visita à exposição permanente que retrata a sua vida e obra, com interpretação do livro de poemas “Só”, a única obra editada durante a vida deste vulto da literatura portuguesa. Jantar e alojamento em Amarante.

4º Dia – Amarante / Tormes / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida para Santa Cruz do Douro e visita à emblemática Casa de Tormes, pertencente à Fundação Eça de Queiroz. Será um contacto com o mundo rural de Eça de Queiroz, mas sobretudo o reviver de um dos grandes mestres da língua e da literatura portuguesas. Devidamente enquadrada por técnicos da FEQ a visita da “Casa de Campo”, acrescida de almoço com uma ementa queirosiana, vai fazer-nos recuar ao Séc. XIX. Iniciaremos a viagem de regresso a Lisboa, com paragens técnicas em áreas de serviço.

Fim dos nossos serviços.

2018:
Abril: 14
Outubro: 13

• Transporte em autocarro de turismo;
• Alojamento em hotéis mencionados ou similares;
• Pensão completa desde o almoço do 1.º dia ao almoço do último dia.
• Bebidas às refeições;
• Guia acompanhante Lusanova durante toda a viagem
• Visita ao Mosteiro de Leça do Balio
• Visita à Casa José Régio
• Visita à Casa-Museu de Camilo Castelo Branco
• Visita ao Mosteiro de São Pedro de Ferreira
• Visita ao Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa
• Visita à Quinta Pedagógica do Seixo e Exposição António Nobre
• Visita à Fundação Eça de Queiroz
• Seguro de assistência em viagem
• Taxas de serviço e iva 

Serviços não incluídos
• Gratificaçoes
• Tudo o que não esteja incluído no programa

Hotéis Previstos 4*/ 3* (ou similares)

Cidade                 Hotel
Póvoa do Varzim    Hotel Axis Vermar ****
Amarante              Hotel Navarras ***

Preços por pessoa (mínimo 25 participantes):

Em quarto duplo 439 €
Supl. quarto individual 58 €

Pedido de informações sobre: Rota dos Escritores