Terras do Demo e do Magriço

1º Dia – Lisboa / Sra Lapa / Soutosa / Freixinho
Partida de Lisboa às 8h00 em direção à Serra da Lapa,perto de Sernancelhe, com paragens técnicas em percurso.
Almoço regional em Quintela, uma aldeia muito próxima do Santuário da Srª da Lapa. Depois de almoço, subida ao Santuário Mariano que conta já com 500 anos de existência. Partida
para Soutosa e visita à Casa-Museu Aquilino Ribeiro, onde está também instalada a Fundação com o seu nome e que alberga grande parte do seu espólio. Visita guiada a esta casa que
era dos avós de Aquilino, e onde ele escreveu muitas das suas obras e se lhe reconhece a influência das “Terras do Demo”. Daqui seguiremos para Freixinho. Jantar e alojamento.

2º Dia – Freixinho / Sernancelhe / Penedono / Longroiva
Pequeno-almoço. Saída em direcção a Vila da Ponte, que ainda mostra alguns vestígios da importância de outrora. Depois em Sernancelhe, visita à Igreja de São João Batista, passagem pelo Castelo, Pelourinho, Casa da Comenda da Ordem de Malta. Continuação para Sarzeda e almoço. Pela tarde visita à histórica vila de Penedono – a Terra do Magriço um dos “Doze de Inglaterra” – uma história cavalheiresca típica da Idade Média.
Visita guiada a esta vila situada a mais de 900m de altitude, onde se eleva o curioso castelo pentagonal, classificado como Monumento Nacional. Continuação da viagem para Mêda, onde sobressai a Torre do Relógio uma antiga torre de vigia que mostra como este burgo era importante para a defesa da região. Seguimos para Longroiva, localidade de tradição termal. Jantar e alojamento.

3º Dia – Longroiva / Trancoso / Lisboa
Pequeno-almoço. Saída em direcção a Marialva outra Aldeia Histórica, considerada uma das mais bem recuperadas da Beira Interior. Pela dimensão dos edifícios e construções com história com destaque o castelo dominando a campina, é fácil perceber porque no Séc. XIII D. Dinis aqui criou uma feira franca mensal. Depois desta visita seguiremos para Trancoso – a Terra de Bandarra. Almoço com ementa regional. De tarde, visita guiada ao centro desta vila repleta de edifícios históricos, civis e religiosos: uma notável fortificação, o pelourinho, várias casas brasonadas, o bairro judaico, igrejas e capelas.
Regresso a Lisboa por via rápida.

Fim dos nossos serviços.

2018:
Maio: 17
Setembro: 25

• Transporte em autocarro de turismo
• Alojamento em hotéis rurais ou similares
• Pensão completa desde o almoço do 1.º dia ao almoço do último dia.
• Bebidas às refeições;
• Guia acompanhante Lusanova durante toda a viagem
• Visita ao Santuário da Srª da Lapa;
• Visita Casa-Museu Aquilino Ribeiro;
• Visita guiada a Penedono, Marialva e Trancoso
• Seguro de assistência em viagem
• Taxas de serviço e iva

Serviços não incluídos

• Gratificações;
• Tudo o que não esteja incluído no programa.

Hotéis Previstos 4* (ou similares)

Cidade          Hotel
Freixinho        Hotel Convento Nossa Srª do Carmo
Longroiva       Hotel Rural Longroiva & Spa

 

Preços por pessoa (mínimo 25 participantes)

Em quarto duplo - 335 €
Supl. quarto individual  - 60 €

 

Pedido de informações sobre: Terras do Demo e do Magriço